Qual é a frequência dos traumas da mão num Pronto Atendimento?
De acordo com um trabalho científico multicêntrico realizado em pronto socorros (PS) do Brasil, sob a orientação da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, os traumas no membro superior correspondem a 60% atendimentos dos PS realizados pelo setor da Ortopedia. Desses, 30% ocorrem no Membro Superior e 45% acometem especificamente os dedos e a mão.
Em relação a acidentes com máquinas de trabalho, são atendidos em um pronto socorro de Curitiba-Paraná cerca de dois traumas da mão por dia ocorridos durante o trabalho. Grande parte desses são leves e atingem apenas a pele e o subcutâneo. Porém, cerca de 20% resultam em lesões graves que comprometem tendões, nervos, ossos e mesmo amputações de segmentos. A maioria dos trabalhadores atingidos são homens entre 20 e 40 anos.
Quais os tipos de agente causador mais comuns?
As principais causas de acidentes nas mãos ocorrem nos domicílios, sendo frequentes os esmagamentos por portas e janelas. Também são comuns os ferimentos lineares, lacerações, amputações por facas e latas, além de queimaduras por agentes inflamáveis, fogos de artifício e bombas caseiras. As crianças são comumente afetadas pelos traumas em casa e é imprescindível que medidas diretas sejam realizadas pelos adultos para prevenir esses traumas, evitáveis em sua maioria. (veja dicas de prevenção de acidentes domiciliares e fogos de artifício.
Quais traumas mais comuns advindos do trabalho?
São os ocasionados por Serra Circular e Prensas na grande parte dos casos, que resultam em:
Quais os cuidados iniciais? O que fazer no momento do trauma?
Retorno ao Trabalho
A média de retorno do trabalhador à sua função é de 6 meses.
Vários Fatores Influenciam para um retorno mais precoce, como:
Dicas de Como Prevenir Acidentes no Trabalho
Os traumas no membro superior correspondem a 60% atendimentos dos PS realizados pelo setor da Ortopedia. Desses, 30% ocorrem no Membro Superior e 45% acometem especificamente os dedos e a mão.