As lesões agudas da mão são responsáveis por cerca de 30% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. Grande parte dessas lesões ocorre por traumas no domicílio, no trabalho e devido a agressões. As lesões por explosões resultantes da explosão por fogos de artifício encorpam esse índice. Uma a cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. As lesões acontecem principalmente nas festas juninas e de final de ano e o alerta para os riscos dos acidentes com fogos deve ser constante, pois podem provocar queimaduras graves e até mesmo amputações das mãos.
“O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.”
É imprescindível que esses dados sejam divulgados para a população e a SBCM mantem campanhas constantes para a conscientização dos perigos advindos da manipulação inadequada e despreparada de fogos de artifício que pode levar a explosões com grave mutilação.
O primeiro atendimento a essas lesões deve ser efetuado pelo Especialista em Cirurgia da Mão direta ou indiretamente.
Cuidados Recomendados pelo Corpo de Bombeiros:
ORIENTAÇÃO - Diante de um acidente com fogos de artifício:
As lesões agudas da mão são responsáveis por cerca de 30% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. Grande parte dessas lesões ocorre por traumas no domicílio, no trabalho e devido a agressões. As lesões por explosões resultantes da explosão por fogos de artifício encorpam esse índice.